- Área: 99 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Kim Yong Kwan
Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício está implantado em um tradicional bairro residencial do distrito de Yeon-Nam, na cidade de Seul. Entretanto, uma nova onda de desenvolvimento tem promovido uma grande diversidade no ambiente urbano da vizinhança, atraindo novas empresas para o local.
O terreno localiza-se no limite atual de duas áreas bem definidas, uma mais comercial e outra maioritariamente de uso residencial.
Devido a sua planta irregular, o terreno esteve desocupado por dezenas de anos. Diferentemente dos outros lotes do bairro, este lote triangular de esquina proporciona um área útil bastante restrita.
A <Around magazine> é uma editora que atua nos mais diferentes segmentos com o objetivo de proporcionar novas perspectivas de vida para a população em geral. O seu foco é inspirar as pessoas através da informação. Por isso eles escolheram este terreno de formas únicas para construir a nova sede da empresa.
Parede verde
Uma linha de trem urbano passa em frente ao terreno, elevada quinze metros acima do nível da rua. Para bloquear o ruído, um enorme muro em forma de jardim vertical foi construído ao longo da ferrovia, de modo que, somente através do ruído ocasional dos trens que passam é que se pode ter uma ideia do que há por trás desta parede verde.
Esquina
A fachada norte do edifício está de frente para este jardim vertical urbano. Onde antes não havia construção, um banco de madeira repousava ao pé de uma árvore de caqui, um espaço agradável aonde os moradores locais podiam sentar-se e apreciar a vida pacata do bairro. Apesar de deslocarmos tanto a árvore quanto o banco, procuramos manter as características públicas da esquina.
Considerando estas pré existências marcantes, liberamos uma parte do tereno para ampliar o passeio público de modo que as pessoas possam utiliza-lo como um local para encontros informais.
Forma triangular
O edifício possui três fachadas. O lado norte, encontra-se voltado para a desagradável e barulhenta ferrovia. Por outro lado, a fachada sul apresenta as melhores condições de iluminação natural, por isso criamos uma série de aberturas e varandas voltadas para este lado enquanto que a fachada oposta é menos permeável. Além disso, foi previsto um rebaixo no terreno no lado sul do edifício para que a luz do sol possa penetrar no subsolo e criar mais um espaço agradável neste terreno compacto.
Três volumes
Os volumes do edifício contém três diferentes usos: comércio, escritório e residência. Procuramos expor a função do edifício segundo à sua própria estrutura formal.
Espaço entre
Nosso objetivo era que as pessoas se dessem conta que além da formalidade do edifício, o mais importante neste projeto são os espaços que se criam entre os volumes. Para expressar isto de forma objetiva, fomos muito cautelosos na escolha dos materiais de acabamento das fachadas. Finalmente, encontramos um equilíbrio perfeito que faz com que o edifício pareça leve como uma dobradura de papel.
Escada
A escada é uma longa estrutura perimetral ao edifício. Percorrendo todas as fachadas, ela guia as pessoas através dos três volumes principais até à cobertura. Em baixo da escada, cada nível conta com um generoso espaço de armazenamento, maximizando a eficiência do espaço.